Palestra sobre Xamarin na Etec de Taquarituba

Na última segunda-feira dia 13/03/2017 ministrei uma palestra sobre “Desenvolvimento mobile com Xamarin” na Etec Prof Terezinha Monteiro dos Santos na cidade de Taquarituba – SP. Escola onde estudei entre 2010 e 2012, concluindo meu ensino médio e um Curso Técnico em Programação.
A palestra teve duração de 2 horas, reservado 40 minutos para perguntas. O público foram os alunos dos cursos técnicos relacionados a T.I.
Antes de começarmos a falar sobre Xamarin, respondi algumas perguntas elaboradas pela escola falando um pouco sobre a minha experiência quando fui aluno naquela instituição.
As perguntas foram:

  • Qual a importância e o diferencial do Curso Técnico em Informática na sua vida profissional e pessoal?

    “O curso técnico na minha vida foi um divisor de águas, pois quando realizei o curso na época eu também cursava o ensino médio e possuía dúvidas entre qual área eu iria atuar e qual curso eu iria prestar vestibular. Para ser sincero eu estava em dúvida entre cursar Direito e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, então ao terminar o curso técnico eu pude ter certeza que o que eu queria era seguir na área de T.I.”

  •  Quais expectativas que você tinha com relação ao Curso? Foram alcançadas?
    “As minhas expectativas eram: Decidir se eu realmente gostava e me daria bem na área de T.I. E também que o conhecimento adquirido me ajudasse nas matérias da faculdade no futuro. Então acredito que foram alcançadas!”

  • Qual(is) Componente(s) Curricular(es) que você tinha mais facilidade?
    “Os componentes curriculares que eu mais tinha facilidade eram relacionados a programação, lógica e matemática.”

  • Qual(is) Componente(s) Curricular(es) que você tinha mais dificuldade?
    “Um dos componentes curriculares que eu tinha mais dificuldade era as matérias de inglês.”

  • Qual o conselho que você daria aos alunos?
    “O conselho que eu daria para os alunos é ser autodidata, na nossa área isso é um diferencial que pode ajudar muito. Não precisa se aprofundar em tudo, mas você buscar sempre se manter atualizado, conhecer novas tecnologias e saber o que é e quem está usando pode ser importante. 

    Outro conselho foi investir no inglês, hoje em dia é algo fundamental não só na nossa área. 

    E por último e não menos importante, se manter ativo no GitHub, Meetup e Linkedin. Pois assim você consegue estar por dentro de Tecnologias e metodologias que as pessoas estão usando e o que elas estão falando sobre isso.”

Após eu responder essas perguntas entramos em um tema muito importante que foi a presença do mundo mobile em nossas vidas nos dias atuais.
Em seguida passamos pelo tema de Desenvolvimento mobile hibrido e suas vantagens e desvantagens.
E então chegamos no tão esperado assunto da noite, o Xamarin, falando um pouco da história, seus principais produtos e realizando uma Demo com um “Olá Etec Taquarituba” em uma aplicação Xamarin.Forms demonstrado para os alunos rodando em emuladores nas plataformas Android e Windows Phone.

Gostaria aqui de deixar o meu muito obrigado aos alunos que compareceram e participaram efetivamente da palestra e ao corpo docente da Etec de Taquarituba de me proporcionar a oportunidade de voltar a escola onde um dia fui aluno e poder compartilhar um pouco de conhecimento.

Fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s