Xamarin no Visual Studio 2019 – Primeiras impressões

E chegou o tão esperado Visual Studio 2019 !!!

Este artigo tem como intuito mostrar as minhas primeiras impressões sobre o Visual Studio 2019 em relação ao desenvolvimento com Xamarin. Então pode ser que eu não cite todas as novidades aqui.

Irei basicamente dividir este artigo em 3 tópicos, Visual Studio 2019 for Mac, Visual Studio 2019 (Minhas impressões no Windows) e Novidades em Comum.

Visual Studio 2019 for Mac

  • Abrir varias instâncias
    Para mim essa é uma das novidades mais significativas, afinal na versão anterior se quiséssemos abrir mais de uma instância do VS precisávamos fazer um “pula pirata”.

    Screen Shot 2019-04-03 at 11.23.49

  • Code Editor (Preview)
    É perceptível que a Microsoft cada vez mais quer unificar as versões do VS para que nós tenhamos a mesma experiência (ou a mais próxima possível) independente da plataforma. Com isso o Code Editor que neste momento encontra-se em Preview, consiste em um editor de código C# igual ao do Windows.Screen Shot 2019-04-03 at 14.40.56.png

    Como ele ainda está em Preview, é necessário habilita-lo para começar a usar. Para habilita-lo click em Visual Studio > Preferences… > Text Editor > General.

    Screen Shot 2019-04-03 at 14.36.28.png

 

  • IntelliSense 
    Houve uma melhora significativa no IntelliSense, tanto em velocidade quanto nas opções de sugestões e alterações de código.

ezgif.com-gif-maker

 

  • Nova Exibição de exceção 

Screen Shot 2019-04-03 at 15.27.13.png

 

Visual Studio 2019

  • Layout
    É perceptível que time do Visual Studio teve um cuidado enorme com a experiência do usuário em ambas as plataformas. No windows a imagem a seguir demonstra a nova tela de criação de projetos, onde você pode usar uma barra de pesquisa ou filtrar por Linguagem, Plataforma e Tipo de projeto para encontrar o projeto que deseja criar.

1

 

  • SDK
    Outra novidade interessante é quando abrimos um projeto já existe e o Visual Studio identifica caso na maquina não tenha instalado uma determinada versão do SDK, dessa maneira facilitando a vida do desenvolvedor, já que no 2017 isso só era perceptível no momento de buildar o projeto através do lançamento de uma exceção.

    4-sdk

 

  • Informações mais claras
    As informações do Build estão mais claras, assim agora está relativamente mais fácil de você saber o que está “rolando” no momento do seu build.

3

 

  • Propriedades
    Agora é possível editar as propriedades dos layouts e controles.  Exemplo, na imagem a seguir eu troco o BackgroundColor de um botão.7

 

Novidades em Comum

  • Xamarin.Essentials 
    Agora quando você criar um novo projeto Xamarin.Forms, por padrão será instalado o pacote NuGet do Xamarin.Essentials.

2

 

  • Velocidade de criação de um novo projeto
    Não cronometrei quanto tempo leva para criar um projeto no 2019 e nem no 2017. Mas é perceptível que no 2019 está mais rápido.

 

  • Shell Template
    Temos um template do Shell na criação de novos projetos Xamarin.Forms, de uma forma bem simplista o Shell do Xamarin.Forms é um contêiner para aplicativo.
  • 6
    Windows

     

    Screen Shot 2019-04-03 at 15.28.57
    Mac OS

  • Preview
    Este é um assunto um tanto quanto polêmico, por isso resolvi deixa-lo como último tópico deste artigo.  Todos nós  sabemos que a Microsoft já tentou uma vez fazer o Preview, porém não deu muito certo, em muitos casos não funcionava direito e etc… Será que desta vez temos um Preview ?

    Sim !! Desta vez temos um Preview !!

    O Preview está funcionando, como podemos ver nas imagens a seguir, eu abri o mesmo projeto pelo Visual Studio e pelo Visual Studio for Mac, e posso garantir que eu tive praticamente a mesma experiência nas duas plataformas.
    Observe que no canto superior direito, temos a opção de escolher a plataforma e alguns modelos de dispositivos. (Claro que no Windows a plataforma iOS não funciona se você não tiver um mac)

    5
    Windows
    Screen Shot 2019-04-03 at 22.09.12
    Mac OS

    Mas nessa vida como nem tudo são flores, me sinto na obrigação de mostrar as qualidades mas também os defeitos.

    O Preview funciona com projetos Xamarin.Forms na versão 3.6  ou superior, então se você vai abrir um projeto já existente e pretende utilizar o Preview, esteja ciente que precisará atualizar o Xamarin.Forms.

    Eu percebi algumas instabilidades e até mesmo o não funcionamento em alguns casos, como por exemplo utilizando EventTrigger ou algum componente customizado.

    Mas acredito que esses casos sejam casos específicos e que possam ser atendidos em um futuro. No geral o Preview está muito bom, principalmente para o cenário de novos projetos.

 

Conclusão

Como eu disse no começo do artigo, essas são as minhas primeiras impressões do Visual Studio 2019 com Xamarin. No momento em que escrevo este artigo, faz um pouco mais de 24 horas desde o lançamento oficial do VS 2019, então se deixei passar alguma coisa é porque não tive tempo o suficiente para analisar tudo nos mínimos detalhes.

E você, quais foram as suas primeiras impressões ? Escreve aqui nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s