Configurando Build do iOS – 20 dias com App Center / Dia 09

Este é o Dia 09 da série de artigos “20 dias com App Center”. Neste artigo irei demonstrar como configurar o build de um projeto iOS no App Center.

Se você está chegando agora e ainda não leu os artigos anteriores da série “20 dias com App Center”, recomendo começar lendo o “Dia 01 – Criando uma conta“.

Abrindo o projeto

Para começar, no menu lateral esquerdo, selecione a sua organização -> Apps e em seguida abra o seu projeto iOS.

1

Configurando o Build

Após abrir o seu projeto, selecione no menu lateral esquerdo a opção “Build”.

1

 

Será apresentado todas as Branches existentes em seu repositório.  Selecione a branch desejada.

2

 

Após selecionar a branch, clique na opção “Configure build”.

3

Build app

Aqui de fato será feita a configuração do seu build.

Project – Campo destinado para identificar o projeto que será executado. Muitas vezes o próprio App Center já identifica. Caso ele não identifique, selecione o projeto “.iOS.csproj”

Configuration – Você pode executar o build em modo Debug ou Release.

SDK version – Neste exemplo eu estou executando um projeto Xamarin.Forms, então posso escolher qual a versão do SDK eu desejo executar. (No caso em questão é uma aplicação iOS, então é o SDK do Xamarin.iOS)

Xcode version – É necessário definir a versão do Xcode.

Build scripts – É possível adicionar scripts para o seu build. Não irei me aprofundar neste assunto agora, pois teremos nos próximos dias da série um artigo especialmente para este assunto.

Build type – Defina o tipo de build, se ele será do tipo Device ou Simulador. Os simuladores são mais rápidos. Porém, não podem ser distribuídos para testar em devices.

Build frequency – Aqui é possível definir o quanto automazido o seu build será. Por exemplo, o build pode ser executado toda vez que um push é realizado na branch, ou então apenas Manualmente. Ou seja, precisa que alguem entre no App Center e de “start” no build.

Automatically increment version code – Incrementa um número de versão automaticamente.

Build number format – Caso a opção “Automatically increment version code” esteja ativada, é possível definir o número de versão que será incrementado automaticamente, podendo ser um ID incremental ou um Timestamp.

 

2

Environment variables

É possível definir quantas variáveis de ambiente desejar. Assim, sua aplicação pode como no exemplo da imagem a seguir, ter uma url de api diferente de acordo com cada ambiente.

5

Sign builds

Para que você possa criar versões em modo Release da sua aplicação iOS e distribuir os IPAs para testers, é necessário assinar o seu aplicativo utilizando um certificado e um Perfil de Provisionamento. Nesta sessão é necessário adicionar os arquivos .mobileprovision, arquivo .p12 e informar a senha do certificado.

3

 

Test on a real device

Realiza um teste em um dispositivo real. É feito um teste bem simples, apenas para comprovar se o seu aplicativo abre em um dispositivo de verdade. Essa é uma opção gratuita. A sua única desvantagem é que o tempo de build será maior.

7

Distribute builds

Ativando essa opção, é possível configurar para automatizar a distribuição do seu apk. Ou seja, assim que terminar o build já é feita a distribuição para as pessoas que você desejar. Mas esse é um assunto que eu não irei me aprofundar agora, pois teremos nos próximos dias da série um artigo especialmente para isso.

8

Advanced

Build status badge – Aqui é possível criar um badge com o status de build da sua aplicação.

8

 

Exemplo de uma Status Badge:

10

 

Executando

Feitas todas as configurações necessárias, você pode apenas Salvar ou então Salvar e já executar o seu build.
4

Output

Após executar um build, será apresentada uma tela igual a imagem a seguir. Na qual você pode ver o output do seu build. Ou seja, acompanhar o log do build e analisar possíveis erros, caso eles existam.

4

 

Pronto, você agora já tem um build para a sua aplicação iOS configurado no App Center.

Acompanhe todos os artigos da série em: julianocustodio.com/category/appcenter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s