Este é o Dia 09 da série de artigos “20 dias com App Center”. Neste artigo irei demonstrar como configurar o build de um projeto iOS no App Center.
Se você está chegando agora e ainda não leu os artigos anteriores da série “20 dias com App Center”, recomendo começar lendo o “Dia 01 – Criando uma conta“.
Abrindo o projeto
Para começar, no menu lateral esquerdo, selecione a sua organização -> Apps e em seguida abra o seu projeto iOS.
Configurando o Build
Após abrir o seu projeto, selecione no menu lateral esquerdo a opção “Build”.
Será apresentado todas as Branches existentes em seu repositório. Selecione a branch desejada.
Após selecionar a branch, clique na opção “Configure build”.
Build app
Aqui de fato será feita a configuração do seu build.
Project – Campo destinado para identificar o projeto que será executado. Muitas vezes o próprio App Center já identifica. Caso ele não identifique, selecione o projeto “.iOS.csproj”
Configuration – Você pode executar o build em modo Debug ou Release.
SDK version – Neste exemplo eu estou executando um projeto Xamarin.Forms, então posso escolher qual a versão do SDK eu desejo executar. (No caso em questão é uma aplicação iOS, então é o SDK do Xamarin.iOS)
Xcode version – É necessário definir a versão do Xcode.
Build scripts – É possível adicionar scripts para o seu build. Não irei me aprofundar neste assunto agora, pois teremos nos próximos dias da série um artigo especialmente para este assunto.
Build type – Defina o tipo de build, se ele será do tipo Device ou Simulador. Os simuladores são mais rápidos. Porém, não podem ser distribuídos para testar em devices.
Build frequency – Aqui é possível definir o quanto automazido o seu build será. Por exemplo, o build pode ser executado toda vez que um push é realizado na branch, ou então apenas Manualmente. Ou seja, precisa que alguem entre no App Center e de “start” no build.
Automatically increment version code – Incrementa um número de versão automaticamente.
Build number format – Caso a opção “Automatically increment version code” esteja ativada, é possível definir o número de versão que será incrementado automaticamente, podendo ser um ID incremental ou um Timestamp.
Environment variables
É possível definir quantas variáveis de ambiente desejar. Assim, sua aplicação pode como no exemplo da imagem a seguir, ter uma url de api diferente de acordo com cada ambiente.
Sign builds
Para que você possa criar versões em modo Release da sua aplicação iOS e distribuir os IPAs para testers, é necessário assinar o seu aplicativo utilizando um certificado e um Perfil de Provisionamento. Nesta sessão é necessário adicionar os arquivos .mobileprovision, arquivo .p12 e informar a senha do certificado.
Test on a real device
Realiza um teste em um dispositivo real. É feito um teste bem simples, apenas para comprovar se o seu aplicativo abre em um dispositivo de verdade. Essa é uma opção gratuita. A sua única desvantagem é que o tempo de build será maior.
Distribute builds
Ativando essa opção, é possível configurar para automatizar a distribuição do seu apk. Ou seja, assim que terminar o build já é feita a distribuição para as pessoas que você desejar. Mas esse é um assunto que eu não irei me aprofundar agora, pois teremos nos próximos dias da série um artigo especialmente para isso.
Advanced
Build status badge – Aqui é possível criar um badge com o status de build da sua aplicação.
Exemplo de uma Status Badge:
Executando
Feitas todas as configurações necessárias, você pode apenas Salvar ou então Salvar e já executar o seu build.
Output
Após executar um build, será apresentada uma tela igual a imagem a seguir. Na qual você pode ver o output do seu build. Ou seja, acompanhar o log do build e analisar possíveis erros, caso eles existam.
Pronto, você agora já tem um build para a sua aplicação iOS configurado no App Center.
Acompanhe todos os artigos da série em: julianocustodio.com/category/appcenter